Casa do Dragão chegou aquecendo os corações de nós, amantes de Guerra dos Tronos, ao entregar episódios incríveis. Voltando algumas boas décadas na história de Westeros, nós vemos o desenrolar de boas e velhas intrigas. Porém, desta vez, ao invés de ser entre Lannisters, Baratheons, Tyrells, Starks & Companhia, a intriga gira ao redor dos Targaryen!
E acompanhar todo aquele emaranhado de intrigas com o recheio de dragões, que gostinho bom que tem! Para mim, especialmente porque todos os conflitos são muito escalados por um motivo: todos temem os Targaryen.
Assim, por mais que haja intrigas e buscas pelo poder, você percebe, ao assistir, que o respeito ao rei é muito maior. Porque? Por um simples detalhe: se você desrepeitar os Targaryen, você provavelmente será queimado vivo.
Porém, você provavelmente perdeu alguns detalhes importantes da série. Detalhes estes que você perceberá que vinculam Casa do Dragão diretamente com Guerra dos Tronos e, além disso, nos dão uma luz no que está prestes a acontecer.
1) A adaga de Viserys Targaryen
Caso você não tenha reparado, dá uma olhada nesse zoom que deram na adaga do Viserys. Você sente que reconhece ela de algum lugar?
Pois se você não se recordou só de olhar para ela, deixa eu refrescar a sua memória. Você se lembra que na primeira temporada de Guerra dos Tronos tentam matar o Brandon Stark?
Então, você se lembra que usam uma adaga bem específica nessa empreitada? E, mais do que isso, você se lembra de quem usa ela no final da série para realizar um certo feito épico?
Pois é, exatamente, essa adaga do Viserys é a mesma! Em todas as cenas a seguir você percebe isso:
E, mais do que isso, você lembra que o Rei Viserys fala para sua filha Rhaenyra sobre o grande inverno que irá assolar Westeros? E que, se não tiver um Targaryen para enfrentá-lo, o mundo verá o caos?
Pois é, em Guerra dos Tronos nós vimos Daenerys enfrentando este mal. Porém, quem de fato enfrentou e acabou com ele? Sim, uma espada valyriana – um artefato diretamente dos Targaryen que nos é mostrado diretamente em Casa do Dragão.
Fala aí se esses escritores e roteiristas não são uns gênios?
2) A árvore no Bosque do Rei
Um segundo detalhe que você deve ter visto mas não deve ter reparado tanto é a árvore branca de folhas vermelhas (conhecida como Greywood) no bosque do Rei Viserys. Rhaenyra estava lá, casualmente lendo um livro.
Porém… você sabe o que são essas árvores? Deixe então eu refrescar a sua memória.
Há milhares de anos, antes da invasão dos Primeiros Homens, quem ocupava Westeros era uma criatura humanoide chamada “filhos da floresta”, que por sinal aparecem na série. Caso você não lembra, são esses seres aqui da foto.
Essas criaturas cultuavam Deuses e, para isso, cravejavam seus rostos nessas árvores que eram consideradas sagradas. Com o passar do tempo e a invasão dos homens em Westeros, tais Deuses foram chamados de “Deuses Antigos”, que foram sendo deixados de lado até apenas um lugar cultuá-los: O Norte. Sim, nossos queridos Starks.
Você se lembra desta cena aqui? Do Ned Stark limpando sua espada após decapitar o desertor da Patrulha da Noite? Então, esta é exatamente a última Greywood do reino para o sul da muralha.
Então, você pode estar se questionando: ué, mas como tem outra dessas árvores lá em Porto Real então? Pois é, exatamente, você já deve imaginar o que vai acontecer com ela – chop, chop, tchau árvore e bosque sagrado.
3) A relação entre Rhaenyra e Daemon
Por fim, o último detalhe que você provavelmente não percebeu foi a relação entre esses dois Targaryens. De início, o que sabemos é que Daemon e Rhaenyra são ambos Targaryens e ele é tio dela. Ambos tem direito ao trono – direito este que Viserys retira de Daemon ao nomear Rhaenyra sua herdeira.
Porém, você reparou mais a fundo na relação entre eles? Fui só eu ou você também percebeu esse romance no ar nesta cena aqui no trono? Repare nos olhares, na forma que ele entrega uma joia a ela e nas falas sutis que cada um tem.
Neste momento você talvez esteja me perguntando “nossa Vitor, mas ele é tio dela”. Ao que eu te respondo: isso nunca impediu nenhum Targaryen de se relacionar. Na verdade, eles até valorizam isso – dessa forma eles podem manter a sua linhagem pura.
Por fim, você já parou para pensar em como os dois são muito parecidos? Ambos são impetuosos, arrogantes e intitulados. Ou seja, os dois agem muitas vezes sem pensar, acreditam ser melhores do que realmente são e por fim pensam que merecem algo mesmo sem necessariamente merecê-los.
Isso pode gerar uma dupla extremamente inquieta e conflituosa. Mas, bem, sabemos duas coisas: amor e ódio são dois lados de uma mesma moeda e Rhaenyra está em idade de casar porém ainda não possui um parceiro adequado e de quem ela goste.
E de dragões, você gosta?
Eu imagino que se você está assistindo uma série que se chama Casa do Dragão, a resposta é sim. Afinal, a cereja no bolo dessas intrigas é a presença dessas criaturas majestosas.
Então, se você quiser mergulhar de cabeça nesse mundo dos Dragões, tenho um presentinho para você: este texto aqui falando dos 15 maiores Dragões de Livros de Fantasia. Dá uma olhada, acho que você vai curtir!