Livros de Fantasia são obras que muitas vezes são inspiradas em RPG de mesa. E se você também gosta desse tipo de livro, você pelo menos ouviu falar de RPG de mesa! Sim, parece um exercício fisioterapêutico, mas na verdade é um jogo!
Eu gosto tanto deste jogo, que tenho até uma empresa ao redor dele e do mundo que o envolve. Ela se chama Nuckturp e aqui neste texto você pode entender exatamente o que é RPG de mesa.
Porém, para resumir, digamos que é um jogo de contação de histórias. Ou seja, para quem gosta de ler, assim como eu e assim como provavelmente você, é um prato cheio!
E o mais legal é que as histórias contadas nesse jogo são geralmente tão boas, que é comum elas virarem livros – assim como aconteceu com o meu livro, “O Último Arcanista”. Então, se você, assim como eu, gosta tanto de livros de fantasia quanto de RPG de mesa, este texto é para você!
Pois, aqui, você irá encontrar 5 livros de fantasia que na verdade vieram diretamente do RPG de mesa.
1) Wild Cards, de George R.R. Martin
Pois é, se você tivesse me falado que o George R. R. Martin além de escritor é Mestre de RPG, eu não acreditaria. Mas, por “parível que incresça”, ele é! E não apenas isso, mas o seu livro Wild Cards veio de uma mesa de RPG.
Tudo começou quando George R. R. Martin recebeu de presente o RPG Superworlds – um sistema de história em quadrinhos e super-heróis. E depois de explorar algumas campanhas neste universo, o Georginho achou que havia um material bom para construir uma série de livros.
Assim começa a antologia de Wild Cards, um universo onde aliens invadiram a Terra e mataram a maioria das pessoas. Porém, as poucas que ficaram vivas, sofreram mutações e se transformaram em super-poderosos “aces” – nomes dados a estes personagens.
Ao longo da saga, Wild Cards se tornou cada vez mais complexo e rico, características que conhecemos deste autor e Mestre de RPG, devido à sua obra “As Crônicas de Gelo e Fogo”.
2) The Complete Malazan Book of the Fallen, de Steven Erikson
Infelizmente, este livro não está disponível em português. Porém, este autor, Steven Erikson, começou sua jornada de contação de histórias em mesas de RPG usando principalmente o sistema genérico do GURPS.
Em suas aventuras, criaram um mundo chamado Malazan, um cenário criado em conjunto por Steven Erikson e seu companheiro de aventuras RPGísticas, Ian Esslemont. Tanto que, seu amigo Ian também criou uma outra saga neste mesmo universo.
Neste narrativa, você irá encontrar uma história densa, brutal e imperdoável que te coloca de cara com batalhas imensas e intensas que se espalham por um mundo recheado de magia, monstros e Deuses vivos.
3) Cold-Forged Flame, Marie Brennan
Este livro, também disponível apenas em inglês, começou a ser pensado e escrito em partidas do RPG de Changelling: O sonhar.
Neste RPG, os personagens são meio-humanos, meio-fadas. E se essas duas naturezas não estiverem em equilíbrio, os resultados podem ser desastrosos.
No livro, a protagonista, Ree, não possui nome nem memória é transformada pelos mais variados desafios que enfrenta em uma ilha que se transmuta abaixo dos pés delas enquanto ela realiza a sua jornada.
4) Record of Lodoss War: The Grey Witch, de Ryo Mizuno e Yutaka Izubuchi
Estes livros de fantasia são uma adaptação do que foi basicamente uma transcrição de um RPG para um livro. Sim, as aventuras neste livro são basicamente idênticas às que aconteceram em uma mesa de RPG na década de 80 e estes autores a adaptaram.
Conforme os livros foram ganhando fama, o Mestre da mesa, Mizuno, começou a escrever também livros originais baseados no mundo e nas aventuras vividas dentro do RPG.
Estes livros tem famas de serem muito bons – especialmente para quem gosta de um clássico jogo de D&D.
5) Oath of Swords and Sword Brother, por David Weber
Não há provas de que este livro foi inspirado em um RPG, pois o autor não confirmou os boatos. Mas, aparentemente, ele foi escrito ao redor de um dos personagens que David Weber interpretou como jogador!
Para quem gosta de um clássico livro de fantasia, com magia, deuses e política se misturando, este livro pode ser uma boa pedida.
Nesta história, o Paladino Bahzell Bahnakson tenta resolver uma cadeia de problemas após a queda do Império Ottovar. A série, aparentemente, tem um gostinho do clássico RPG de mesa.
6) Bônus: O Último Arcanista! Por V.C.Gimenes
Sim, caso você ainda não soubesse, o meu livro – “O Último Arcanista” – foi inspirado em uma mesa de RPG que eu narrei.
Nos inícios da criação do meu mundo próprio, Nindäle, eu inseri os jogadores e seus personagens em redomas no fundo do oceano. A história me surpreendeu tanto que ela ganhou um cantinho especial na minha mente.
Anos depois, ela ganhou vida quando eu a passei para o papel e agora este papel está preste a ser impresso! Se quer saber mais dessa história, só clicar aqui que você saberá tudo que precisa sobre o livro – inclusive o Trailer do Livro que está INSANO!