Livros de fantasia são artefatos mágicos que tem a capacidade de nos levar para lugares incríveis. Locais estes que teoricamente não existem, mas, nos apegamos tanto na jornada que eles passam a existir internamente em nós.
Sim, talvez a terra média não existe, porém eu consigo fechar os olhos e ir diretamente para lá. Provavelmente Hogwarts realmente não é real – vai saber, né – mas sonhar com a carta chegando pela janela e jogar quadribol é um sonho que permanece na minha imaginação.
E, mais do que isso, sempre que fazemos uma jornada para mundos de fantasia nós voltamos transformados. Seja pelos aprendizados ou simplesmente pela aventura, essa experiência fica com nós e passamos a ver o mundo com outros olhos.
Então, se você é como eu e ama esse gênero, aqui estão 5 livros de fantasia para você conhecer – e que vale muito a pena ler!
O Hobbit
Primeiramente, é claro, Tolkien precisava estar nesta lista. Não apenas porque ele influenciou muito este gênero de escrita mas também porque o hobbit foi um livro que me marcou bastante.
Nessa aventura, recheada de elementos de fantasia como raças, itens mágicos e monstros, nós somos apresentados à Terra Média. Porém, essa apresentação é feita de uma forma muito marcante e contagiante.
Em uma leitura fácil, envolvente e recheada de acontecimentos, lições e desenvolvimentos, temos uma aventura inesquecível e que faz um excelente trabalho de nos mostrar um mundo novo de fantasia.
Se você gosta de livros fáceis de ler, envolventes e com cenários interessantes, então essa leitura é para você!
Duna
Agora, indo para o outro lado do espectro, se você gosta daqueles livros gigantes, cheios de descrições, mistérios e reviravoltas, Duna pode ser o livro que você está procurando.
Sendo um precursor e inspiração para obras como Star Wars e Guerra dos Tronos, Duna mistura política, aventura e profundidade. E sendo sincero, é um livro bem difícil de ler. Mas, isso tem um propósito.
No livro os personagens são enviados a viver no perigoso Deserto de Arrakis, um planeta desértico e cheio de ameaças. E, justamente por isso, a escrita acaba por retratar a própria dificuldade que eles sentem na pele.
Para mim foi um daqueles livros que eu demorei para engatar na leitura mas que quando engatei eu não conseguia parar de ler!
Então, se você gosta de universos complexos, escritas bem trabalhadas e reviravoltas políticas com elementos de fantasia, Duna é o livro que você estava procurando!
Crônicas de Gelo e Fogo
Um livro que não poderia faltar aqui é um dos que mais me inspirou: Crônicas de Gelo e Fogo. Caso você não saiba, este é o livro que deu origem à série Guerra dos Tronos!
Pois é, eu sei que o final de Guerra dos Tronos desapontou a todos nós. Porém, a história nem acabou nos livros ainda! Ou seja, ainda existe aquela luz no fim do túnel de que o final dos livros será melhor que o da série.
E esta saga é para você que realmente ama livros gigantes com centenas de páginas, descrições, personagens e um nível de detalhes surpreendente. Só o livro 3, para você ter ideia, tem mais de 700 páginas!
Porém o roteiro, a construção de mundo e as reviravoltas são tão marcantes e incríveis que a leitura acaba sendo fácil de fazer. Eu, por exemplo, li um capítulo por dia e a saga foi minha companheira por um bom período da faculdade.
E o que melhor senão uma boa saga de fantasia como companheira antes de dormir, né?
O Arqueiro (bernard cornwell)
E aqui, um livro que me surpreendeu.
O Arqueiro do Bernard Cornwell é um livro de fantasia não muito conhecido, mas que me chamou muito a atenção.
Este autor gosta de explorar a Idade Média como ela realmente era. Sim, esgotos, doenças, sujeira e tudo de mais grotesco que você pode imaginar.
Por isso o livro traz um realismo incrível associado à fantasia que ele cria. No livro temos elementos da história medieval europeia que realmente aconteceram sob a perspectiva de um personagem paralelo a ela.
E para mim, a parte mais legal: no livro existe uma guerra que dura dezenas e dezenas de página! Ao longo dela você conhece todos os detalhes de como uma batalha dessa escala acontecia e é simplesmente incrível.
Percy Jackson
Por fim, o livro que me fez amar leitura: Percy Jackson!
Por incrível que pareça eu só comecei a ler de fato quando eu tinha 17 anos, e foi através dessa saga. Eu tinha acabado de chegar nos EUA para fazer intercâmbio e peguei o livro para treinar o inglês e simplesmente me apaixonei.
Nesta saga o autor nos apresenta um Planeta Terra misturado com a mitologia grega, na qual semi-deuses moram entre nós e todos os elementos da mitologia também estão presentes. É simplesmente sensacional!
Sendo uma leitura fácil, fluída e com aquela leveza de protagonistas adolescentes, é aquela saga que vai te fazer cair de cabeça em um mundo novo e se perder no processo.
Bônus: O Último Arcanista
E se você gostaria de conhecer uma mistura de todos os livros acima, o Último Arcanista pode ser o que você está procurando.
Neste livro, de minha autoria, eu busquei trazer a riqueza de mundo de O Hobbit, a profundidade de Duna, as reviravoltas de Crônicas de Gelo e Fogo, toques de realismo do Arqueiro e a leitura fácil e fluída de Percy Jackson!
A história se passa em uma redoma no fundo do oceano, cercada por monstruosidades e sem qualquer acesso à superfície.
Se quiser conhecer mais detalhes, aqui está o primeiro capítulo.